quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Běijīng huānyíng nĭ


Esse povo da China é mesmo inteligente. Que os jogos de Pequim se aproximam, todo mundo sabe. E que isto vai alavancar a China de vez como o país dono do mundo futuro, também.
O que talvez pouca gente saiba, e que confesso, também acabo de descobrir, é o significado dos mascotes das olimpíadas de Pequim 2008.
Mas para que servem os mascotes afinal?
A palavra mascote surgiu na década de 1860 e vem do provençal "masco", que significa mágico.
Nesse ano de 2008 teremos cinco adoráveis mascotinhos, que nao sao cinco por acaso.
A cultura milenar da China arrasta, até os dias de hoje, o culto à simbologia e à tradiçao. A verdade é que tudo tem um por quê. Ou pelo menos, acredita-se.
Os "Fuwa" (em Chinês 福娃) são as mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão de Pequim 2008. Fuwa significa "Crianças de boa sorte" em mandarim. Cada um representa um dos elementos tradicionais chineses (metal, madeira, água, fogo e terra), além das cinco cores dos anéis olímpicos (amarelo, azul, verde, vermelho e preto) e figuras e animais característicos da China. Os cinco amigos (nome oficial) são: Beibei, o peixe azul, simboliza a prosperidade e a abundância. Jingjing, o panda preto, representa a fonte de alegria e felicidade. Huanhuan, a chama vermelha, representa a paixão pelo esporte. O antílope amarelo Yingying representa a vastidão das terras chinesas e a saúde. A andorinha verde Nini representa a boa sorte aos Jogos.
Foi em 11 de Novembro de 2005 que as mascotes foram apresentadas ao público. A data da revelação das mascotes olímpicas não foi escolhida por acaso. Faltavam exatos mil dias para o início dos jogos.
Como se vê, cada coisa tem o seu significado.
E o mais legal é que quando a primeira sílaba de cada um dos cinco nomes são ditas juntas o resultado é a frase em chinês (Běijīng huānyíng nĭ) que significa "Bem Vindo a Pequim".
O que devemos atentar a partir de tudo isso é que prosperidade, abundância, alegria, felicidade, paixao, saúde e boa sorte sao pequenos conselhos que devemos acatar desse país de 1 bilhao de habitantes e futura potência mundial.
A tradiçao e a sabedoria de uma sociedade que já existe há milhares de anos com certeza tem um legado e tanto a deixar para essa sociedade ocidental, muitas vezes ainda inconsequente e inexperiente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi vc não me conhece,mas acho q vc escreve muito bem.
Bom, de qualquer forma eu queria te perguntar quem foi seu medico, esse Dr.Sergio que vc disse.Estou precisando ir ao medico,to me sentindo gorda e precisando de acompanhamento.Se vc puder me ajudar.obrigado.responde aqui mesmo q eu leio.