sexta-feira, 15 de abril de 2011

Papo ECO

Achei o decreto para recolher as sacolas plásticas dos supermercados uma grande decisao. Tudo bem que nao é nem o começo para o Brasil começar a andar nos trilhos da chamada sustentabilidade, mas para todo o caminho é preciso dar o primeiro passo. 
Sabemos que o plástico usado nas sacolas leva pelo menos 300 anos para se decompor, além de corresponder à 10% do detrito total do país. Portanto, começar a mudar uma cultura tao primitiva e irresponsável é sim um motivo para comemorar. 
O brasileiro infelizmente ainda alimenta uma cultura de colonizaçao até os dias atuais. Falo do "jeitinho", da desigualdade, da sagacidade. Por aqui sempre foi e ainda é muito bonito se dar bem às custas dos outros. E com essa nossa governança corrupta, sinto que isso ainda está longe de mudar efetivamente.
E me incluo nessa. 
Há alguns anos, com toda essa discussao de "ser verde", preservaçao do planeta e sustentabilidade, venho tentando me educar. É o peso da consciência mesmo.
Lixinho no carro, lixo separado para reciclagem, óleo velho em recipientes certos, papel reciclado. 
Mas será que é suficiente? Faz a diferença ou ainda estamos brincando de sermos politicamente corretos?
O planeta resistirá à essa nossa inércia consciente?
Sao questoes a pensar e principalmente motivos para agir. Cobrar de quem realmente pode fazer algo maior e até mesmo denunciar irresponsabilidades ecológicas cometidas pelas empresas sao açoes que podem fazer a diferença.
Eu ajudo mensalmente uma organizaçao ambiental séria. Mas o dinheiro nao resolve, sinto que preciso de contribuir com algo de dentro. O dinheiro que é debitado em minha conta nao me torna uma pessoa ecologicamente correta. 
Quero fazer mais. O que preciso é de começar a agir.
Prometo relatar as minhas conquistas diárias aqui nesse espaço. É urgente que cada um começe realmente a fazer a sua parte.
A Terra está gritando, basta ver os desastres naturais nos noticiários. 


3 comentários:

Thais Henriques disse...

Oi, Karen!
Adorei seu blog e seu papo ECO! Também penso sempre que posso e TENHO que fazer mais. E fiquei muito orgulhosa pela lei das sacolas plásticas ter começado em BH! Espero que ela siga o mesmo caminho da lei do cigarro e logo, logo, se espalhe por outras cidades!
Beijos...

Unknown disse...

Oi Karen, estou aproveitando para passear pelo seu blog e vendo esse post resolvi fazer um comentário (e uma propaganda) sobre esse projeto aqui de BH que foi elaborado pelo vereador Arnaldo Godoy, que além desse trabalha com outros projetos da área de cultura. Faço esse comentário pois estamos acostumados a criticar os maus políticos e esquecemos dos melhorzinhos. #ficaadica

Karen Dumont disse...

Eh mesmo Alexandre? Irei pesquisar sobre o projeto e te falo!
Legal!

bjos