quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Fundação do Conhecimento...

O ímpeto pela crítica é parte de nossa essência. Estranhamente a índole humana é tendenciosa à depreciação. Triste isso, não? Posso provar. Pare e começe a observar: criticamos muito mais do que reverenciamos. Como os elogios estão escassos em nossa rotina!
Por isso peço permissão para fazer diferente.
Se pudesse dar uma dica valiosa de crescimento profissional e pessoal para quem lê esse humilde blog, indicaria uma instituição: FDC.

"Criada em 1976, como desdobramento do Centro de Extensão da Universidade Católica de Minas Gerais, instituição autônoma, sem fins lucrativos, considerada de utilidade pública, em 30 anos de atuação, a Fundação Dom Cabral manteve sólida articulação internacional, que garante seu acesso a grandes centros produtores de tecnologia de gestão e a modernas correntes do pensamento empresarial. Depois de formar milhares de executivos, em constante integração com as empresas, a FDC tornou-se referência nacional em seu setor, participando da melhoria do nível gerencial e do desenvolvimento empresarial brasileiro. Circulam, anualmente, pelos seus programas abertos e fechados cerca de 20.000 executivos, de empresas de médio e grande porte. "


Uma feliz aspiração do destino me fez escolher a Fundação. Entrei sem muitos precedentes, já que adentrava uma área completamente nova à minha formação.
Defendo a instituição sem fins comerciais, sou apenas uma aluna agradecida e encantada pelos conhecimentos gerados em meu ser através dela. A FDC se revelou a mim uma escola totalmente ética, conceito tão raro nos dias atuais. Me ensina gradativamente a pensar diferente. Se considerarmos apenas o seu negócio, poderíamos dizer que ela nada mais faz do que cumpre o seu papel como instituição de ensino. Mas, inseridos em um sistema capitalista corrupto, a vejo como excessão e espelho. Excessão; porque como já fora dito anteriormente, ela desempenha o seu papel ético. E espelho; porque é o modelo a qual pretendo seguir.
Uma ressalva para dizer que não acredito em empresas filantrópicas e caridosas, e esse inclusive é um assunto abordado em todas as aulas. Empresas são criadas para o lucro e não para gerar a felicidade alheia. Mas é possível sim aliar lucro ao compromisso de formar pessoas íntegras. E isso, ela me mostra, é possível em qualquer negócio à que seu gestor se comprometa a pensar em algo mais do que no simples produto.
É a primeira vez que frequento uma universidade com vontade e interesse. Me comprometi com um propósito de vida, e agradeço os envolvidos diretos e indiretos para o desenvolvimento desse novo olhar. E digo mais: se pudesse de alguma forma contribuir profissionalmente com a Fundação, o faria. Pois acredito nela.
Até o momento me surpreendi com todas as aulas, e pretendo seguir meu futuro acadêmico ali. Estou a desenvolver potencialidades que até então não conhecia em mim, e assim me sinto cada vez mais encorajada a trilhar a minha carreira profissional e fazer algo de valor nesta vida terreste.
Sem querer parecer intelectual demais, digo com toda a alegria que finalmente descobri o prazer de estudar. E me sinto tão realizada! Outro conselho que sempre digo aos meus familiares (que andam um pouco fora da linha) e amigos: estudem! Estudem sempre. O conhecimento é sempre valioso a curto e a longo prazo. A formação moral é o que constrói a humanidade.
Não pensem que podemos nos desenvolver apenas com as nossas aspirações conscientes, pois aliado ao conhecimento, o ser humano pode muito mais.
Os prazeres e lazeres são supérfulos e peculiares, daí o conceito de prazer. Se não fossem para ser esporádicos, seriam deveres. Por isso, não paute a sua existência somente nos prazeres!
O que faz realmente essa vida valer a pena é aquilo que construimos. Ao que nos dedicamos. Ao que cada um acredita.
Sempre me espelho nos grandes mestres do mundo. Eles conheciam muito mais do que qualquer segredo ou dom divino; eles sabiam a importância do conhecimento. Não é atoa que Leonardo da Vinci era Médico legista, filósofo, artista, professor e tantas outras coisas mais.
É isso. Acreditem no poder tranformador do estudo! O conhecimento é uma dádiva concedida à você, ninguém te tira isso.
Acredite na revolução do mundo, no crescimento. Vejo a minha geração bastante perdida nos lazeres, e sem muitos sonhos. É disso que estamos precisando! Pensadores, revolucionários, trabalhadores! A felicidade advém em grande parte dessa premissa.
Eu acredito em um mundo melhor e quero ser parte disso. Meus sinceros agradecimentos à FDC que me abriu os olhos. Eu visto mesmo a sua camisa!

Um comentário:

Camila Dumont disse...

Que orgulho dessa irmã minha ! hehehe depois de ler isso vou ate tentar estudar ! prometo que vou me esforçar !
te amo !
bjo